Páginas

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Não é correr atrás do vento, é correr COM o vento.

           O vento soprou pro novo, pro curioso, pra aventura. Depois ela descobriu que conseguia viver o novo, a aventura e a curiosidade sem que, necessariamente, ela estivesse na presença de john!  
Domitila González
          Se o vento soprou...ela foi ( verbo ir no passado, no futuro: sairá) se foi é porque o vento soprou(soprar no pretérito perfeito, fato já ocorrido,   ação concluída ), ele escolheu seu caminho, e   ela não retrucou, não lutou, fez o que ele mandou e o seguiu sem ter medo ( significado: terror,receio, susto. Substantivo que está implícito na palavra coragem).   Ela é dependente do vento, não( palavra que indica negação, mas que no caso é uma afirmaçao) do destino para o qual ele a leva, se estivesse ( Pretérito Imperfeito : uma hipótese ou uma condição numa ação passada, dependente de outra açao já ocorrida) presa a ele o vento não seria seu guia, por sua vez, as escolhas seriam (modo condicional) mais sensatas, calculadas e certas (sinônimos de chatice, mesmice).   
         O vento a levou a um ponto de chegada (fase final de um longo ou pequeno caminho a se trilhar), mas agora sopra (presente: Expressa o fato no momento em que se fala. ) para outro lado, rumo ao desconhecido. E mesmo acabando (gerúndio: ação que está acontecendo, que em breve se tornará passado) sem o motivo da sua partida (algo ou alguém para quem o vento a levou) esta tudo bem, o vento não parou de soprar, então o seu lugar não é ali.   Com isso, saiba: se ventar... ela estarei lá ( futuro do presente).

Um comentário: